
Pier Petruzziello propõe programa Mães que Criam para mães atípicas de Curitiba
outubro 20, 2025
Projeto de Lei de Pier Petruzziello institui Semana de Conscientização da Neuralgia do Trigêmeo em Curitiba
janeiro 29, 2026A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deu um passo histórico na inclusão ao receber, nesta segunda-feira (17), a primeira turma do novo programa de estágio para jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa — inspirada em modelo semelhante implementado no Congresso Nacional — só se tornou realidade graças à atuação do vereador Pier Petruzziello (PP), responsável por protocolar o pedido que resultou na criação do programa.
Durante a acolhida oficial em plenário, Pier Petruzziello celebrou a conquista e reforçou o papel do poder público na promoção de políticas inclusivas. “O setor público tem que dar o exemplo, tem que sair do discurso e ir para a prática, fazendo acontecer”, destacou o vereador, que conheceu o programa em Brasília e mobilizou a Mesa Diretora da Câmara para implementá-lo em Curitiba.
Nesta primeira etapa cinco jovens foram selecionados para iniciar sua trajetória profissional na CMC: quatro estudantes do Ensino Médio e um do Ensino Superior. Eles atuarão em gabinetes parlamentares, recebendo suporte contínuo de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos e por uma terapeuta integrativa — profissional autista que já integra o quadro da Casa, na área de Saúde Ocupacional.
O presidente da Câmara, Tico Kuzma (PSD), parabenizou a iniciativa e reforçou a disposição da Casa em ampliar o número de vagas futuramente. “Nosso objetivo é fortalecer as políticas de inclusão”, afirmou.
Os novos estagiários foram acompanhados por suas famílias durante a apresentação oficial no plenário do Palácio Rio Branco. A distribuição deles nos gabinetes ficou assim definida:
- Gabriel Borato – Gabinete do vereador Pier Petruzziello (PP)
- Israel Bonfim – Gabinete de Meri Martins (Republicanos)
- Kauany Cicarello – Gabinete de João da 5 Irmãos (MDB)
- Myllena Emanuele – Gabinete de Marcos Vieira (PDT)
- Bruno Fernando – Gabinete de Angelo Vanhoni (PT)
O programa representa um marco para a Câmara de Curitiba e reforça o compromisso da instituição — e especialmente do vereador Pier Petruzziello — com a construção de uma sociedade mais inclusiva, oferecendo oportunidades reais para que jovens com TEA ingressem no mercado de trabalho e desenvolvam suas habilidades em um ambiente público acolhedor e preparado.
“Que seja apenas o início de um grande processo de inclusão. Tenho certeza que outros vereadores vão se inscrever e que em breve teremos mais vagas e mais jovens ocupando esse importante espaço. Que vocês que começam hoje, possam fazer a diferença para nossa cidade e também para os jovens que virão na sequência.”, finalizou o vereador Pier Petruzziello no plenário da casa.



