SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO BATE RECORDE DE EVENTOS EM SUA PROGRAMAÇÃO.
março 13, 2019APROVADA LEI DE VIDEOMONITORAMENTO EM CURITIBA
março 20, 2019Sábado, 16/03, foi inaugurada a sede da AMME – Associação de Mãos e Mães de pessoas com esquizofrenia, aqui em Curitiba.
A associação, presidida pela mãe Sarah Nicolelli, presta apoio as famílias e busca a quebra de preconceito em relação as pessoas com esquizofrenia: “o dia de hoje é muito importante para todos nós. Essa sede foi conquistada através de muito esforço, de todas as famílias e também das pessoas com esquizofrenia”, reforçou Sarah.
Por ser o autor da primeira lei sobre esquizofrenia em Curitiba, o Vereador Pier Petruzziello foi homenageado no evento. “A Sarah buscou meu gabinete, por saber o trabalho que desenvolvo na área de inclusão e quebras de preconceito. E foi assim que surgiu a lei da semana de conscientização sobre esquizofrenia. Eu reforço sempre, que é importante gerarmos o debate social sobre essas questões, pois somente com informação que o preconceito vai embora”, destacou Pier.
A lei foi aprovada em outubro de 2018 e institui a semana entre 20 e 27 de maio como a semana de conscientização obre a esquizofrenia, no município de Curitiba.
Atualmente a esquizofrenia é um dos 3 principais fatores que comprometem a qualidade de vida de pessoas entre 15 e 45 anos, sendo estimado que 1% da população jovem, entre 15 e 35 anos, apresenta o diagnóstico desse transtorno mensal.
A principal luta dessas pessoas é para a inclusão no mercado de trabalho, tendo como objetivo a inclusão da doença na lei que prevê cotas de emprego para as pessoas com deficiências.
Também foram homenageados o prefeito Marcio Wozniack e o vereador Dudu Santos, da Fazenda Rio Grande, pelo espaço concedido a associação e apoio ao trabalho da AMME na região Metropolitana.