Aprovado Projeto de Lei que prevê corrida inclusiva em Curitiba
junho 15, 2020Vereador Pier participa de bate papo ao vivo com prefeito Rafael Greca
junho 17, 2020A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude recebeu na tarde desta segunda-feira (15), 20 dispositivos para mobilidade urbana que se adapta à cadeira de rodas. O objetivo é oferecer maior estabilidade e segurança aos condutores e usuários. Conhecido como Ploy, o dispositivo possibilita que a pessoa usuária de cadeira de rodas tenha mais autonomia para realizar atividades que até então seriam impossíveis apenas com as quatro rodas das cadeiras. Com ele, a pessoa poderá, por exemplo, participar de corridas de rua, acessar gramados e locais que tenham piso irregular. A aquisição dos dispositivos foi feita por meio de emenda parlamentar do vereador Pier Petruzziello (PTB), no valor de R$ 18.400,00.
“A pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida que necessita o uso de cadeira de rodas precisa de protagonismo e autonomia. O esporte e o lazer são grandes ferramentas para que elas desenvolvam importantes habilidades. O Ploy é um dispositivo inovador que vai contribuir muito para dar continuidade ao nosso trabalho de promover a inclusão efetiva das pessoas com deficiência na sociedade”, afirmou o vereador.
“A importância da aquisição desses equipamentos é imprescindível para que a política pública propicie a inclusão, integral e específica das pessoas com deficiência. Os equipamentos serão utilizados nos eventos promovidos pela Prefeitura e também serão usados nas aulas sistemáticas, de acordo com a necessidade requisitada”, ressaltou Hideo Garcia, da superintendência da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
A empresa Ploy, que desenvolveu o dispositivo, é uma startup de Impacto Social. De acordo com arquiteta urbanista, idealizadora do projeto, Rebeca Paciornik Kuperstein foram três anos de desenvolvimento e aperfeiçoamento para o projeto alcançar o objetivo final que é transformar as vidas das pessoas com deficiência, idosos e doentes em recuperação. “Foi dessa forma, trazendo alegria e liberdade para centenas de cadeirantes, que o Ploy ganhou ainda mais atenção e hoje é uma startup inovadora na área de acessibilidade”, disse.