Saiba como cultivar a sua própria horta dentro de casa
agosto 22, 2020PTB de Curitiba oficializa apoio ao prefeito Rafael Greca
setembro 14, 2020A dignidade da pessoa humana é fundamento da república. E cabe a todos nós, Estado e sociedade, garantir o cumprimento desta norma fundamental tão importante para manter a sociedade saudável. Você pode começar a prestar mais atenção em como se relaciona com uma pessoa com deficiência, por exemplo. Será que você está a tratar da forma correta, sem violar a dignidade dela? O Departamento da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de Curitiba elaborou a cartilha: “Direitos da Pessoa com Deficiência – Informação. Por uma cidade mais inclusiva” e nela são apontados alguns comportamentos que você deve ter e alguns que você precisa evitar. Confira a nossa série sobre como se comportar diante de uma pessoa com deficiência. Hoje vamos abordar as dicas que devemos ter em relação à pessoa com deficiência em geral.
Diante de uma pessoa com deficiência em geral, você:
– Converse com a pessoa com deficiência respeitosamente. Não a trate com piedade e permita que ela tome decisões.
– Comporte-se de igual para igual, ou seja, considerando que vocês dois possuem a mesma dignidade.
– Se você perceber que uma pessoa com deficiência precisa de ajuda e você pretende ajuda-la, peça dicas de como agir de modo correto. Pergunte com naturalidade como você deve proceder. Caso a ajuda seja recusada, não insista. Muitas pessoas com deficiência possuem boa autonomia.
– Ao ajudar uma pessoa com deficiência, procure ser discreto para não causar constrangimentos.
– Não tente camuflar a deficiência, pois geralmente a pessoa tem consciência de sua condição. A diferença existe e faz parte da diversidade humana.