Semana da Conscientização do Autismo: pioneirismo de Pier Petruzziello
julho 11, 2024Laudo permanente: conquista de Autistas e Pessoas com Deficiência
julho 11, 2024Saúde mental em Curitiba: prioridade para Pier Petruzziello
Em seu terceiro mandato seguido, Petruzziello tem lutado pela qualidade de vida dos curitibanos
A saúde mental em Curitiba é uma prioridade para o vereador Pier Petruzziello. Reconhecido por sua luta pelos direitos das pessoas com deficiência, Pier ampliou sua atuação para abordar questões de saúde mental, uma área frequentemente negligenciada, mas de extrema importância.
Desde a realização de encontros técnicos até a criação de políticas públicas, Petruzziello tem se dedicado a transformar como a saúde mental na cidade é abordada na capital paranaense.
Primeiras iniciativas sobre saúde mental em Curitiba
Pier Petruzziello sempre teve os direitos das pessoas com deficiência como bandeira.
Em 2019, Pier Petruzziello organizou um Encontro Técnico em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba.
O evento teve como foco os desafios para a construção de uma política de saúde mental intersetorial e marcou o início de uma série de ações voltadas à melhoria do suporte mental na cidade.
Durante o encontro, Pier enfatizou a necessidade de sair da “bolha” política para abordar questões fundamentais como a saúde mental.
“Muitas vezes o vereador, absorvido por suas obrigações, fica dentro de uma bolha e não percebe questões fundamentais como é o caso da saúde mental, e é por isso que estamos aqui”, afirmou na reunião.
Criação da Câmara Técnica Intersetorial
Em novembro de 2019, o vereador sugeriu ao Executivo Municipal a criação de uma Câmara Técnica Intersetorial sobre saúde mental.
A medida tinha como objetivo fortalecer o trabalho da rede de serviços municipais, envolvendo secretarias como a da educação, cultura e esportes.
Assim, seria mais fácil promover um trabalho de apoio desde a prevenção, tratamento e reinserção social.
Após essa sugestão, a Prefeitura de Curitiba anunciou a criação da Câmara Técnica Intersetorial de Saúde Mental. A iniciativa foi implementada em 2020, através do Decreto 1048/2020.
A Câmara atua de maneira integrada e estratégica para promover políticas públicas sobre diversos temas, tais como:
- Promoção da saúde mental
- Prevenção ao uso de álcool e outras drogas
- Tratamento de transtornos mentais
- Reinserção social de pessoas com transtornos mentais
O grupo foi uma resposta a problemas sofridos por várias cidades, não apenas por Curitiba. “É um problema mundial e estamos preocupados com o que acontece com o excesso de drogas, suicídio e todos os problemas que isso acarreta para toda a sociedade. Fico muito feliz que o poder executivo tenha acatado a nossa sugestão que é tão importante para esse momento”, afirma Petruzziello.
Descentralização da Câmara Intersetorial
Em 2022, a Câmara Técnica Intersetorial de Saúde Mental foi descentralizada para as regionais, começando pelo Tatuquara.
Essa descentralização permitiu que a Câmara estivesse presente nas dez regiões de Curitiba, integrando esforços de oito secretarias municipais para oferecer serviços de saúde mental da forma mais abrangente e acessível.
A união dessas secretarias é essencial para promover a saúde mental em toda a cidade, o que facilita a abordagem de questões específicas de cada região.
Proposta de Política Municipal de Atenção à Saúde Mental em Curitiba
Em janeiro de 2023, Pier Petruzziello deu mais um passo importante na promoção da saúde mental na capital paranaense.
Petruzziello protocolou na Câmara Municipal de Curitiba um projeto de lei para instituir a Política Municipal de Atenção à Saúde Mental.
A proposta tem como objetivo estabelecer diretrizes estratégicas para a integração e articulação das áreas de educação e saúde, desenvolvendo ações de promoção, prevenção e atenção à saúde mental.
O projeto já passou pelas comissões da casa e, agora, aguarda votação em plenário.
Impactos das iniciativas para promoção da saúde mental em Curitiba
A criação e a descentralização da Câmara Técnica Intersetorial de Saúde Mental já têm mostrado resultados positivos em Curitiba.
Entre as principais consequências, é possível destacar:
- Fortalecimento da rede de serviços municipais: a integração das secretarias municipais fortaleceu a rede de serviços voltados à saúde mental, que ficaram mais eficientes e acessíveis.
- Prevenção e tratamento: as ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, bem como o tratamento de transtornos mentais, têm sido ampliadas. Assim, oferecem um suporte essencial para a população.
- Reinserção social: a reinserção social de pessoas com transtornos mentais recebe atenção especial, promovendo a inclusão e melhorando a qualidade de vida dessas pessoas.
Luta de Pier Petruzziello pela saúde mental em Curitiba
Os esforços do vereador Pier Petruzziello foram e ainda são fundamentais para transformar a abordagem da saúde mental em Curitiba.
Desde a criação da Câmara Técnica Intersetorial até a proposta da Política Municipal de Atenção à Saúde Mental, as iniciativas de Petruzziello promoveram um suporte mais eficiente e acessível para a população.
A continuidade dessas ações é essencial para enfrentar os desafios da saúde mental e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Curitiba.
A cidade vê a saúde mental se tornar uma prioridade, refletindo um compromisso com o bem-estar de todos.