Vereador Pier continuará na CCJ e Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência. CMC funcionará no carnaval
fevereiro 3, 2021Curitiba e região metropolitana se organizam para dar incentivo ao ecossistema de inovação através de comitê específico
fevereiro 10, 2021O vereador Pier Petruzziello protocolou na Câmara Municipal de Curitiba projeto de lei que visa assegurar o direito de prioridade de vacinação contra o coronavírus para pessoas com deficiência. A proposição de número 005.00043.2021 atende aos anseios da comunidade PcD, uma das principais causas do vereador na CMC, entendendo que muitas deficiências colocam as pessoas em situação de vulnerabilidade. A prioridade na vacinação, respeitando é claro a demanda de vacinas, é uma forma de proteger as pessoas com deficiência da Covid-19, uma vez que diversas deficiências implicam em alterações imunológicas e orgânicas como de trato respiratório e imunológico.
Pessoas com transtorno do espectro autista e Síndrome de Down por exemplo têm atenuação de funções vitais do sistema imunológico, com estresse oxidativo de seis a oito vezes maior do que a população fora do grupo.
Estão em questão também dificuldades na comunicação que os surdos encontram com o uso das máscaras e os cegos, que precisam do tato para atividades diárias, aumentando o risco de contaminação.
O projeto de lei protocolado, que aguarda os trâmites legais da CMC, tem como base a Lei Brasileira de Inclusão (13.146 de 6 de julho de 2015) que assegura as pessoas com deficiência a condição de vulneráveis diante de situações de risco, emergência ou calamidade pública.