A Pessoa com Deficiência e o coronavírus. Orientações do Departamento da Pessoa com Deficiência de Curitiba
abril 20, 2020Mais de 600 quilos de alimentos são destinados para pessoas em situação de vulnerabilidade social
abril 22, 2020O Projeto de Lei de número 005.00056.2020, protocolado no início do mês pelo vereador Pier Petruzziello que garante a manutenção dos contratos de trabalho e empregos de terceirizado com a administração pública durante o período de isolamento social, ganhou reforços. A Prefeitura de Curitiba encaminhou à Câmara Municipal um projeto semelhante, de número 005.00064.2020, que incluiu as questões de ordem do poder executivo e agora, os dois projetos passam a tramitar juntos pelas comissões até serem votados em plenário.
O objetivo é garantir a manutenção dos pagamentos das empresas que possuem contratos de prestação de serviços com a Administração Pública Direta e Indireta do Município, sem demissões, uma vez que mantendo a economia, o vínculo trabalhista, garante-se também que as empresas mantenham a cidade funcionando. A medida deverá beneficiar pelo menos 3.900 pessoas.
De acordo com o vereador, nesse momento, é preciso proporcionar a estabilidade do equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato e preservação dos direitos dos trabalhadores. “Além de proteger a saúde da população, se faz necessário proteger a saúde financeira de empresários e trabalhadores que contribuem para a economia do Brasil, não medindo e unindo esforços por parte do poder público para minimizar os impactos econômicos causados pela doença”, afirma.
Como o estado de emergência não afeta apenas os trabalhadores, mas também os empresários, o PL do vereador propõem também a prorrogação por noventa dias, da validade das Certidões Negativas de Débitos relativos a Créditos Tributários Estaduais e à Dívida Ativa do Município, bem como Certidões Positivas com Efeitos de Negativas de Débitos referentes a Créditos Tributários Municipais e à Dívida Ativa do Município.