Lei de autoria de Pier facilita o dia a dia das pessoas com deficiência permanente
julho 5, 2021Vereador Pier fala sobre a lei do laudo permanente em entrevista
julho 19, 2021O assunto da cannabis medicinal chegou ao gabinete do vereador Pier, em Curitiba, através da causa da pessoa com deficiência. Depois de muitas conversas e depoimentos, o vereador propôs uma audiência pública para discutir o tema, assim como a oferta de medicamentos à base de cannabis medicinal pelo SUS.
No dia 10 de junho a audiência aconteceu, de forma remota por conta da pandemia, mas com participação da sociedade através do YouTube da Câmara Municipal de Curitiba. Na mesa, juntaram-se ao vereador o deputado estadual Goura, os médicos Dr. Renan Abdalla (da Clínica Renasce) e Dr. Marcelo Kolling (da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba), o diretor científico da Abuc (Associação Brasileira de Usuários de Cannabis Medicinal) Fabiano Soares de Araújo e a pedagoga Melissa Vicentini, mão do Pedrinho, de 12 anos, que trata um quadro de epilepsia severa com CBD.
A iniciativa trouxe ainda mais depoimentos que relatavam benefícios com relação ao uso dos medicamentos em casos de fibromialgia, depressão, epilepsia e muitas outras doenças. Além de melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas com deficiência.
“Sou a favor do que possa melhorar a vida das pessoas”.
Foi com esse pensamento que o vereador passou a conversar com advogados, especialistas, médicos, pesquisadores e a comunidade em geral. Junto com sua equipe reuniu informações para redigir um projeto de lei que, se aprovado, prevê a oferta de medicamentos à base de canabidiol (CBD) e Tetrahidrocanabidiol (THC) pelo poder público municipal aos cidadãos que realmente precisem e possam se beneficiar do tratamento.
Se aprovado o projeto de lei protocolado na CMC no dia 9 de julho de 2021 vai trazer mais qualidade de vida para muitas pessoas e suas famílias.
Mais informações: https://www.cmc.pr.gov.br/wspl/sistema/ProposicaoDetalhesForm.do?select_action=&pro_id=438086