Curitiba irá realizar capacitação para servidores municipais.
janeiro 22, 2019Protocolados novos projetos de lei referentes as pessoas com deficiência.
janeiro 24, 2019A garantia dos direitos das pessoas com deficiência passa, de forma inevitável, por processos burocráticos que visam manter a ordem e segurança dos envolvidos. Porém, sabe-se que muitos desses processos podem ser simplificados, garantindo maior praticidade e conforto para os usuários.
Um exemplo disso é o processo para obtenção do passe livre para pessoas com deficiência e doenças crônicas. Esse benefício é oferecido para pessoas de baixa renda, sendo necessário apresentação anual de laudos médicos e comprovantes de renda como critérios para liberação, todavia as pessoas que se encontram nessa grupo argumentam que, estando elas em condições clínicas irreversíveis, não há a necessidade de apresentação do laudo médico todo ano.
“Não podemos descartar a necessidade de apresentação desse laudo de forma definitiva, pois de tempos em tempos precisamos comprovar que a pessoa está viva. Correto? Assim como acontece com a aposentadoria, por exemplo. Porém, aqui em Curitiba temos um decreto que prevê essa entrega apenas a cada 5 anos”, explica o vereador Pier.
O decreto citado pelo vereador trata-se do 2244/2017, no qual há a seguinte indicação:
“Art. 7º O “cartão transporte – isento” terá validade de 1 ano, a contar da data de sua
expedição, devendo o interessado requerer a renovação de seu cadastro junto à instituição
ou serviço que originou a concessão inicial, até 30 dias antes do término da validade do
documento.
(…)
6º Será concedido “Cartão transporte – isento irreversível” para a pessoa que apresentar
laudo de especialista que comprove a sua deficiência, validado pela SMS, sendo obrigatório
apenas apresentar documento de informações de renda familiar, anualmente, emitido pela
Fundação de Ação Social – FAS, para a renovação do benefício, devendo passar por reavaliação
médica a cada cinco anos.”
Tendo isso como pauta, nessa quarta-feira, 23/01, o Vereador Pier Petruzziello se encontrou com o novo presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), Gilson Santos, para sugerir a adesão dos critérios utilizados por Curitiba, para a Região Metropolitana.
Em suas redes socias, o vereador se manifestou: “Hoje me encontrei com Gilson Santos, novo presidente da COMEC, para sugerir que a mesma regra seja aplicada em toda Região Metropolitana, simplificando o processo de renovação anual, que nesse casso dependeria apenas do comprovante de renda, assim como já acontece em Curitiba. Agradeço a atenção com a qual fui recebido e espero que possamos avançar com isso. “
Segunda o presidente da COMEC, “a pauta é de extrema importância e ele irá encaminhar para sua equipe jurídica, para que possam avaliar e dar sequência com a sugestão”.