Pier inaugura a nova sede do Enccantar
outubro 10, 2019Pier defende criação de Fundo de Inovação em Curitiba
outubro 21, 2019O encontro técnico promovido pelo vereador Pier na última sexta-feira (11/10) reuniu no auditório da Câmara Municipal, as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Esportes, Defesa Social, Fundação Cultural, FAS e ainda o Departamento da Pessoa com Deficiência para discussões sobre os desafios para a construção de uma política intersetorial para saúde mental.
A reunião foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de discutir e avançar na criação de uma política que amplie a atuação na prevenção, tratamento e reinserção de pessoas diagnosticadas com doenças mentais.
Foram discutidos diversos assuntos relacionados ao tema, entre eles o trabalho da CEFAR de empoderamento, valorização da diversidade e enfrentamento de preconceitos. A vulnerabilidade social e integridade da pessoa, assim como resultados de pesquisas e estudos relacionados a avaliações importância da individualização de cada caso. Os representantes da Secretaria de Esporte e Lazer e a Fundação Cultural apresentaram o trabalho feito em relação à oferta de atividades que propiciam aos jovens alternativas para qualidade de vida.
Segundo Pier esse encontro é um marco no fortalecimento da rede de atuação municipal, e comentou ainda sobre alguns trabalhos pontuais realizados na cidade. “Sabemos como está à situação de Curitiba, temos uma média de 1.700 moradores de rua e a quantidade de pessoas que vivem nessa situação, com algum tipo de doença mental é muito grande. É importante o trabalho feito pelas secretarias para dar assistência a essas pessoas”, disse o Vereador.
Como conclusão do encontro, o Vereador anunciou a sugestão que fez ao executivo municipal, solicitando a criação de uma Câmara Técnica Intersetorial (CTI) para saúde mental. “Dessa forma, essa discussão não se encerra aqui. As secretarias seguem dialogando e fortalecendo essa rede de apoio. A saúde deixa de ser um gargalo, e passamos a atuar de uma forma mais preventiva também”.
Na manhã desta segunda-feira (14/10), a Secretaria Municipal de Governo confirmou o recebimento da sugestão ao executivo e se comprometeu a tratar como prioridade a elaboração e assinatura do decreto, um passo importante para o desenvolvimento do trabalho de todas as instituições.