Pier Petruzziello quer que a prefeitura disponibilize grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para mães de crianças autistas
novembro 21, 2024Pier Petruzziello pede mais tutores para a rede municipal de educação
novembro 22, 2024Pier Petruzziello pede criação da carteira de identificação para pessoas com fibromialgia em Curitiba
O vereador sugeriu que a prefeitura crie a carteirinha de fibromialgia atendendo ao pedido da comunidade que sofre com a doença
Pier Petruzziello sugeriu que a prefeitura crie a carteira de identificação para pessoas com fibromialgia em Curitiba. O vereador, que já tem projeto para equiparar a fibromialgia à deficiência para fins legais no munícipio, atende aos anseios da comunidade que sofre com a doença. “Meu pedido atende às demandas que chegam para mim no gabinete. É preciso ouvir as pessoas. Quem sofre com a fibromialgia precisa dessa identificação que já é fornecida em diversos municípios, inclusive da RMC, como Araucária”., justifica Petruzziello.
A criação de uma carteira de identificação para pessoas com fibromialgia se justifica pela necessidade de garantir maior reconhecimento e suporte às pessoas que convivem com essa condição crônica e debilitante. A fibromialgia é caracterizada por dores musculares generalizadas e diversos sintomas, como fadiga, distúrbios do sono e dificuldades cognitivas, que podem afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.
A instituição dessa carteira permitiria que as pessoas acometidas por essa doença tenham acesso facilitado a tratamentos específicos, isenções ou adaptações em serviços públicos e privados, além de promover maior compreensão e empatia por parte da sociedade. Esse instrumento também contribuiria para a redução do estigma associado a fibromialgia, proporcionando um reconhecimento formal da condição e assegurando direitos que possam melhorar o cotidiano das pessoas.