Reunião com aplicativos de mobilidade sobre acessibilidade.
fevereiro 20, 2019Aula inaugural do Programa em Governança Municipal
fevereiro 26, 2019Curitiba esteve representada na Convenção Científica sobre a Mão Biônica que aconteceu hoje pela manhã, em Roma.
Pier Petruzziello, hoje vereador de Curitiba, foi convidado a participar da Convenção por ter sido o primeiro homem do mundo a mexer uma mão biônica através de impulsos neurais, isso há mais de 10 anos.
Em 2006, Pier foi vítima de um acidente de carro e teve seu antebraço esquerdo amputado. Dois anos após o ocorrido, em 2008, foi convidado a participar de uma pesquisa científica na Itália, se submetendo a 72 dias de intenso treino mental, para conseguir movimentar pela primeira vez na história uma mão biônica, através de estímulos cerebrais.
“Ter conseguido mexer a mão representou muito mais que uma vitória pessoal. Eu consegui provar que isso era possível. Os pesquisadores souberam que esse era o caminho e puderam seguir trabalhando, até chegarem aos resultados que foram apresentados hoje”, comemora Petruzziello.
A convenção reuniu diversos estudantes, pesquisadores e a imprensa italiana para apresentação de dois novos estudos clínicos, que foram publicados na Revista de Robótica de AAAS do dia 20 de fevereiro. Além de todos os profissionais envolvidos na área técnica, também participaram outras seis pessoas que foram submetidas a novos testes e também a Ministra da Saúde da Itália, Giulia Grillo.
“Minha contribuição com essa pesquisa iniciou a 10 anos atrás quando consegui, após 72 dias de muito esforço e determinação, movimentar pela primeira vez na história essa mão biônica. Mas hoje, fica ainda mais claro o quanto posso seguir contribuindo com isso através do meu trabalho no legislativo e defesa da acessibilidade”, escreveu Pier em suas redes sociais.
No evento foram apresentadas fotos que mostraram a evolução da mão biônica e indicações de como se dará a sequência da pesquisa.