Pier destaca parceria da Fesp para atender direitos da pessoa com deficiência em Curitiba
julho 25, 2018Pier visita entidades de Arapongas, Cambé e Londrina
julho 28, 2018O vereador Pier Petruzziello e o prefeito Rafael Greca conheceram nesta quinta-feira, 26, os profissionais que vão treinar os capacitadores no “treinamento dos treinadores” que serão os responsáveis por disseminar as técnicas terapêuticas para as famílias que vão participar do programa internacional de capacitação de pais e cuidadores de crianças com autismo.
Entre os profissionais estão Pamela Thomas Dixon , diretora da Autism Speaks e Cecília Monteiro Nava, catedrática da Universidade Latina do Panamá e instrutora do programa criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde ) e pela Autism. Pamela e Cecília darão continuidade ao programa lançado em março em Curitiba.
“Após o lançamento, passamos pela fase de adaptação cultural do material. Foram centenas de páginas traduzidas e adaptadas para nossa realidade. A equipa do Ico Project e da Secretaria Municipal de saúde trabalharam de forma intensa nisso.”, explica Pier, pré-candidato a deputado estadual pelo PTB.
Essa nova fase, segundo Pier, é fundamental para a aplicação do pré-piloto do projeto. “Ao todo, serão 14 meses entre o lançamento e conclusão da fase piloto do projeto. Porém, a expectativa é que em 5 anos, todas as famílias com casos de crianças com autismos, entre 2 e 9 anos, já tenham sido atendidas em Curitiba”, disse o vereador.
Pier lembra que o programa eleva Curitiba ao status de primeiro município no mundo a travar uma parceria direta com a organização mundial de saúde e a organização Autism Speaks. “Em Curitiba, temos o melhor exemplo que posso dar sobre o potencial que as parcerias público privada podem oferecer para população. Se não fosse a iniciativa do instituições Iço Project, somada a força estrutural que o município oferece, esse programa jamais seria possível. Sinto muito orgulho por participar de todo esse processo e espero que isso possa ser levado para mais cidades”, disse.