Congelamento Salários dos Vereadores
abril 7, 2016Lei do Pier é sancionada
abril 8, 2016Projeto de Lei do Pier acrescenta o 27º item no artigo 78 do Código de Saúde, que estabelece quais devem ser as ações de saúde da criança no âmbito de Curitiba. A ideia do vereador é garantir da aplicação de instrumentos de triagem de desenvolvimento infantil, IRDI aplicável em crianças de 0 a 18 meses, M-Chat aplicável em crianças a partir de 18 a 36 meses, bem como outros instrumentos que venham a surgir, possibilitando assim, o rastreio do Transtorno do Espectro do Autismo nos primeiros anos de vida das crianças.
“É consenso entre os especialistas que o desenvolvimento neuro psicomotor das crianças deve ser acompanhado clinicamente durante as consultas de puericultura, associado a testes de triagem do desenvolvimento e a testes de triagem específicos para o TEA”, afirma o vereador.
Petruzziello destaca que o M-CHAT é um teste clínico, que não envolveria laboratórios ou geraria gastos à Prefeitura de Curitiba. “São 14 perguntas que podem ser respondidas simplesmente com ‘sim’ ou ‘não’”, explica o vereador. O projeto também cria um banco de dados do Executivo, respeitado o sigilo das crianças e suas famílias. A ideia é que essas estatísticas mensurem a evolução e possibilitem o georreferenciamento dos casos.