Pier faz pronunciamento sobre Uber
abril 18, 2016Pier se posiciona a favor do Impeachment
abril 28, 2016Certamente o Brasil não mudará sua conduta da noite para o dia. Certamente muitos daqueles que votaram favoráveis a admissibilidade do processo de impedimento da presidente Dilma, durante muito tempo estiveram ao lado dela e se beneficiaram de alguma forma com o governo. Ao mesmo tempo em que muitos destes sentiram a pressão popular, sentiram a pressão dos eleitores e mudaram de posição. Talvez aí esteja o grande sinal de esperança, o fato dos deputados terem escutado o apelo de seus eleitores, terem escutado as vozes das ruas, terem escutado seus verdadeiros patrões.
O que fica claro é que quando o povo acompanha seu representante, cobra e fiscaliza, as coisas se tornam mais fáceis, a ideia de política sai do campo eleitoral e passa para o campo do dia a dia onde de fato pode haver algum tipo de transformação social. A eleição é apenas um momento da política, os outros anos, são tão indispensáveis que fazem de verdade as mudanças para o avanço de uma cidade, estado e país.
A votação de ontem deixa claro que o governo perdeu a condição mínima de governar, perdeu a autonomia e credibilidade com a população de forma geral. Ficaram ao seu lado, alguns movimentos sindicais que são bancados e patrocinados pelo próprio governo e isso conta muito pouco, pois as pessoas na sua maioria pedem mudança e transformação.
Esta transformação, certamente não virá com Michel Temer ou Cunha, mas a Constituição assim estabelece, a regra do jogo é esta, assume o vice e o vice é Temer, que terá melhores condições de diálogar com o congresso e trazer um mínimo de governabilidade para o país, para que aí sim, implemente as reformas necessárias para que o Brasil retome seu rumo.
A queda do PT representa algo muito forte, somado a operação Lava Jato, manifestações populares, é o símbolo da derrocada de um governo que achou que pudesse brincar de governar, entendendo que a criação de alguns programas sociais o levaria a se perpetuar no poder, mas que deixou de lado a economia, os avanços tecnologicos, a ambição em fazer o país crescer e priorizou a compra e berganha como suas metas. Fez o jogo do compra e vende, institucionalizou a corrupção e deu margem para que tudo isso acontecesse.
A segregação, o discurso de ódio, o rico x pobre, o negro x branco, o sul x nordeste isso tudo ficou muito forte no governo do PT, e isso não podemos aceitar. O momento exige equilibrio e serenidade mas a acima de tudo a perspectiva de que o brasileiro ainda possa sonhar, pois o pessimismo tomou conta e a falta de esperança é a maior das doenças, pois um país sem perspectiva de futuro é um país morto no seu presente.
Pier Petruzziello