Inclusão social é tema de webinar da Universidade Tuiuti do Paraná
junho 5, 2020Startup de Curitiba oferece curso de formação em cidades inteligentes
junho 10, 2020Durante a sessão desta segunda-feira (08), o vereador Pier Petruzziello fez um alerta sobre o relaxamento do distanciamento social durante os finais de semana em Curitiba. “Se a população não ajudar a manter o distanciamento social nos finais de semana, não vai adiantar em nada todo o esforço que o poder público tem feito na cidade para conter o avanço do coronavírus. Curitiba é exemplo no enfrentamento à doença e mesmo assim já conta com 65% dos leitos de UTI ocupados. A Prefeitura ampliou a cobertura de testes, realiza fiscalizações nos locais denunciados pela população e acaba de anunciar a contratação de mais leitos de UTI para Covid-19, mas o esforço será em vão se a população não fizer a sua parte”, afirmou.
O vereador reforçou que o apelo é para as pessoas que frequentam bares e locais a céu aberto nos finais de semana e não para aqueles que precisam trabalhar. “Sair para trabalhar é necessidade, sair para festar é irresponsabilidade. Precisamos elencar as nossas prioridades. As pessoas precisam ir para o trabalho, produzir, gerar renda, emprego e levar alimento para a família. É inadmissível ver que todos os finais de semana os bares ficam lotados e as pessoas se reúnem em festas das mais diversas – e não falo aqui de festas clandestinas, falo de reuniões abertas, ao ar livre. Muitas pessoas se recusam a usar as máscaras e não evitam aglomerações, o que agrava ainda mais a situação. A minha preocupação é neste sentido porque está desproporcional”, enfatiza.
Das 270 fiscalizações realizadas desde o início da pandemia pela Prefeitura de Curitiba em bares e restaurantes, 240 estabelecimentos foram notificados e na próxima fiscalização eles serão interditados, caso não cumpram as regras para evitar aglomerações. As fiscalizações são feitas com base nas denúncias apresentadas através do telefone 156 da Prefeitura.