Vereador Pier participa de bate papo ao vivo com prefeito Rafael Greca
junho 17, 2020
A segurança alimentar como instrumento de inclusão social
junho 29, 2020Lei de Pier Petruzziello garante participação gratuita de pessoas com deficiência em corridas de rua de Curitiba
Aprovada por unanimidade, nesta segunda-feira (24) na Câmara Municipal de Curitiba, a atualização da lei municipal 15.127/2017, que agora passará a isentar pessoas com deficiência (PCD) da taxa de inscrição em corridas de rua e incluirá no rol de gratuidades quem tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fibromialgia.
A iniciativa da atualização da norma é do vereador Pier Petruzziello (PP). “Com o tempo, entendemos que é possível fazer mais para incentivar o paradesporto em Curitiba, porque as pessoas com deficiência aumentam o engajamento da sociedade, além de terem sua saúde beneficiada de todas as formas”, defendeu Petruzziello.
Ele também foi o autor da lei 15.127/2017, há oito anos, que instituiu um desconto de 50% nas inscrições de PCD. Agora, a Câmara aprovou a gratuidade nas corridas de rua.
Com a alteração, quem tem fibromialgia e as pessoas com TEA figurarão ao lado dos usuários de cadeira de rodas, amputados e pessoas com deficiência visual, auditiva ou intelectual no rol de beneficiados pela norma.
“Geralmente, as PCD que participam das corridas de rua não vão sozinhas, elas vão acompanhadas de familiares e amigos, o que aumenta a arrecadação dos eventos esportivos”, analisou Pier Petruzziello.

