Educação inclusiva como ferramenta de desenvolvimento
maio 13, 2024Mobilidade Urbana e Acessibilidade para Curitiba
maio 15, 2024Inclusão social: Pier Petruzziello luta por direitos em Curitiba
Desde 2012, vereador tem batalhado pelo direito das pessoas com deficiência na capital paranaense
A inclusão social é um dos pilares principais do trabalho de Pier Petruzziello na Câmara Municipal de Curitiba. Essa preocupação se mostra, principalmente, pelo investimento em projetos e instituições que apoiam e acolhem pessoas com deficiência. Em seu terceiro mandato consecutivo, o vereador já alocou mais de 4 milhões de reais para iniciativas que tinham como objetivo melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento desses cidadãos.
Esses recursos foram destinados a intervenções terapêuticas, apoio educacional e melhorias na área da saúde. “Isso possibilita melhorias no sistema de saúde e a ampliação de atendimento que tem impactado positivamente a qualidade de vida e o desenvolvimento das pessoas com deficiência”, afirma Pier.
Leis inovadoras a favor da inclusão
Além de seus esforços em liberar investimentos, Pier Petruzziello tem se dedicado à criação de políticas públicas que garantam direitos e promovam a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Entre suas conquistas legislativas, podemos destacar a criação da Semana de Conscientização do Autismo e a Lei do Diagnóstico Precoce do Autismo. Essa última tornou obrigatória a triagem para o Transtorno do Espectro Autista em todas as unidades de saúde de Curitiba.
O diagnóstico precoce é fundamental para o acompanhamento e um melhor desenvolvimento das pessoas que estão dentro do espectro autista.
O vereador ainda tem outras iniciativas inovadoras:
- Lei do Laudo Permanente, que eliminou a necessidade de renovação dos laudos de deficiência
- Criação da política de proteção aos direitos das pessoas com TEA
- Criação da política de proteção aos direitos das pessoas com síndrome de Down
- Semana Pai e Mãe +, que pretende ampliar o debate sobre as dificuldades enfrentadas pelas chamadas “famílias atípicas”
- Um projeto de lei ainda em tramitação, que pretende garantir o RG como documentação suficiente para a comprovação de deficiência
Ampliando a conscientização e o debate
Além de suas atividades legislativas, Pier Petruzziello também participa ativamente de eventos e palestras com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre as questões relacionadas à deficiência e combater o preconceito e a intolerância.
Em setembro, está programada a semana de conscientização sobre esse tema, com a expectativa de promover ainda mais políticas públicas em apoio às famílias atípicas.
Também podemos destacar a preocupação de Pier com essas famílias na própria lei que criou a Semana Pai e Mãe +. Aprovada em 2024, a lei inova ao se lembrar também do lado financeiro dessas famílias, que enfrentam vários desafios ao tentar proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência.
Um legado de inclusão social
O compromisso de Pier Petruzziello com a inclusão das pessoas com deficiência ainda vai além, com ações práticas que impactam diretamente nas vidas dessa parte da população. Um ótimo exemplo é a inclusão do símbolo do autismo nos assentos preferenciais dos ônibus da cidade. Além disso, também podemos destacar a organização do CST, o Programa de Treinamento de Habilidades para Pais e Cuidadores de Crianças com Atraso ou Transtorno do Desenvolvimento, especialmente TEA, da Organização Mundial de Saúde.
O objetivo principal do programa é ajudar pais e cuidadores na estimulação de habilidades de pessoas com TEA, como comunicação e interação social; no manejo dos comportamentos desafiadores e também na melhora da sua qualidade de vida.
Pier Petruzziello ressalta: “A inclusão das pessoas com deficiência deve ser uma luta de todos nós.” E é com esse comprometimento que ele continua a liderar iniciativas que visam construir uma Curitiba mais inclusiva e acessível para todos os seus cidadãos.