Nova lei de Zoneamento Urbano
abril 3, 2019Prorrogação do laudo para isenção da taxa no transporte público para Pessoas com Deficiência !
abril 9, 2019“Um sucesso”. Foi assim que o Vereador Pier Petruzziello resumiu a 3ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo. Reconhecida como a primeira lei a tratar do tema no estado do Paraná, a lei 14.809/2016, de autoria de Pier, tem contribuído com a visibilidade do tema em Curitiba e esse ano demonstrou ainda mais força.
“Esse ano nós iniciamos a organização mais cedo, lá em fevereiro, quando enviamos ofícios convidando todas as secretarias do Estado a somar forças com a gente na realização de eventos. Depois, por parte do meu gabinete, houve um convite direto via telefone, para as instituições que conhecemos e que trabalham com o tema. Todas as convidas participaram da reunião promovida pelas Assessoria Municipal dos Direitos da Pessoa com deficiência e dessa forma a programação nasceu, de uma forma organizada e colaborativa.” Explicou Pier.
Das ações que surpreendem pela originalidade, Pier destacou o Baile Azul, realizado pelas Escola Julia Wanderley e a Copa Conviver, realizada pelas Secretaria Municipal de Esportes.
“Eu destaco essas ações, por elas serem pensadas diretamente para as pessoas com autismo e por contribuírem com a inclusão nos mais diversos ambientes. Fico feliz que saímos da fase onde só discutíamos isso, mas já passamos para fase onde ações saem do papel”.
Ainda sobre a programação, hoje aconteceu no Salão do Parque Barigui o V Simpósio Regional sobre Autismo. O evento organizado pela Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, contou com seis palestrantes e a plateia completamente cheia. Diagnóstico, terapias e mercado de trabalhos, foram alguns dos temas abordados pelos palestrantes.
Durante sua participação na abertura do evento, Pier aproveitou para comunicar a autoria de mais um projeto de lei: “Essa semana protocolizei mais um projeto de lei que tem como maior objetivo contribuir com a inclusão das pessoas com autismo. A partir dele, pelo menos aqui em Curitiba, estará garantido o direito dos autistas utilizarem os espaços reservados à pessoa com deficiência nos eventos culturais, como shows, teatros, cinemas, etc.”
Ao todo cerca de quinze eventos já foram realizados durante essa semana, porém a programação ainda não acabou. Nesse domingo, 06/04, irá acontecer a contação de histórias adaptada, na Casa da Bruxa e a Caminha pelo Autismo, no Parque Barigui:
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Local: Bosque do Alemão – Vista Alegre;
Horário: 11h;
Público: Pessoas com autismo e familiares.
CAMINHADA PELO AUTISMO
Local: Parque Barigui;
Horário: 14h30;
Público: Pessoas com autismo, familiares e militantes pela causa.