fbpx

Educação recebe equipamentos de tecnologia assistiva adquiridos através de emenda destinada pelo vereador Pier

Foram entregues hoje ao município de Curitiba 38 teclados que compõem a plataforma de educação e comunicação para crianças com deficiência severas. Os equipamentos foram adquiridos através de emenda destinada pelo vereador Pier, no final de 2018.

As emendas parlamentares são distribuídas ao final de cada ano, de acordo com a lei orçamentaria do ano seguinte. Em 2018, Pier destinou R$ 100.000 do valor que lhe cabia, para compra de materiais de educação inclusiva, permitindo ao município adquirir esses equipamentos.

A distribuição de emendas é sempre um quebra-cabeça, pois sabemos que são várias as prioridades da cidade, mas eu tenho um compromisso com a causa PcD . Tenho tido como padrão contribuir com as escolas de ensino especializados e paradesporto. Quando conheci o teclado TIX vi que seria um legado para educação inclusiva de Curitiba.” Comentou Pier.

A plataforma, desenvolvida pelo professor Geisse Martins, coordenador pedagógico da TIX Letramento é composta por um software e um teclado adaptado, que permite crianças não verbais e com mobilidade reduzida se comunicarem através do computador, além de ser uma ótima ferramenta para alfabetização desse grupo.

Em 2018 o professor Geisse visitou o gabinete do Vereador Pier e apresentou o material. Impressionado com as possibilidades ofertadas pela plataforma, Pier entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação, para que contribuíssem com uma opinião técnica. O Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE) já havia tido contato com a tecnologia e sinalizou total interesse em adquirir a plataforma. “Então eu soube que poderia direcionar a emenda, certo de que o Município estava interessado no produto que é único e desenvolvido 100% no Brasil”, esclareceu o vereador.

Com uma live transmitida da sede da Secretaria de Educação, o vereador Pier, a secretária de educação Maria Silvia Bacila e a Diretora do departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Gislaine Coimbra Budel anunciaram a entrega dos teclados e explicaram o funcionamento e a importância da nova tecnologia para a inclusão, acessibilidade e alfabetização das crianças com deficiência.

As salas de recurso multifuncionais e CEMAEE irão receber uma unidade. Estou muito satisfeito em pensar quantas crianças serão beneficiadas diretamente pela emenda que destinei. Eu sempre falo que investir em inovação e tecnologia, é investir também educação, acessibilidade, saúde. Essa ação foi um belo exemplo disso.” Conclui Pier.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos videos no youtube
Não foi fornecido um URL válido.
Destaques
Instagram