EMENDAS 2018
dezembro 19, 2018Curitiba irá realizar capacitação para servidores municipais.
janeiro 22, 2019Na manhã desta quinta-feira, 20/12, o vereador Pier Petruzziello recebeu em seu gabinete a Doutoranda em Psicologia, Giovanna Baú, graduada em psicologia pela UFPR e que hoje desenvolve sua pesquisa na Universidade do Porto, em Portugal.
A aproximação entre a pesquisadora e o vereador se deu através do interesse comum na área do autismo “em uma conversa, me contaram sobre o trabalho da Giovanna e, de imediato, pedi para que quando ela estivesse no Brasil, nós fôssemos apresentados”, comentou Pier.
Giovanna desenvolveu um método chamado DRIN (desenvolvimentista, responsivo e de motivação intrínseca), onde o foco está sempre na valorização dos interesses e capacidades da crianças. “A gente precisa entender qual é o interesse dessa criança com autismo e partindo disso criar atividades para desenvolvê-la”, explicou Giovanna.
O método apresenta algumas variações como o drim-play (sessões de terapia), drim-home (intervenções em casa ) e drim- school (intervenções na escola), sendo que para as duas últimas citadas, a principal ferramenta de aplicação é a capacitação de pais, profissionais da educação e colegas da escola. Giovanna também defende a capacitação e acompanhamento online, valorizando a tecnologia como aliada na hora de disseminar conhecimento.
“Fiquei impressionado com tudo que a Giovanna contou. Fico feliz de ver mais um método que prioriza a capacitação de pais e cuidadores, oportunizando uma terapia constante para essas crianças. Espero que em breve possamos trazer a experiência da Giovanna pra somar à nossa rede de cuidados”, finalizou Pier.
A pesquisa para desenvolvimento de novas terapias na área do autismo é constante e, principalmente, necessária. Atualmente existem diversos métodos terapêuticos como o ABA, o TEACCH, o PECS, siglas muito conhecidas para famílias e especialistas que trabalham na área.
Porém, o mais importante é entendermos que esses métodos não competem entre si, mas são variações que podem ser exploradas de acordo com o perfil e as necessidades da pessoas com TEA.