Broder – O APP Curitibano para pessoas com deficiência
novembro 27, 2018PAPO BOM DA ADEMI/PR
dezembro 6, 2018Dia 03 de dezembro é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Curitiba promoveu grandes eventos em alusão a data.
Já pela manhã o vereador Pier Petruzziello, conhecido pela sua grande atuação na área, usou a tribuna para se manifestar em relação a data: “O meu apelo aqui para vocês, é a questão da empregabilidade. Nós todos [Vereadores] devemos nos comprometer em informar a sociedade sobre importância de incluirmos essas pessoas no mercado de trabalho.Temos que superar as cotas, temos que superar o capacitismo, temos que superar nossas diferenças. Temos que contribuir com informação e com atitudes acessíveis.”
Durante a tarde Pier participou, junto ao Prefeito Rafael Greca, do Piquinique da Inclusão e da entrega do Prêmio VIVA INCLUSÃO, ambos eventos promovidos pela Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O piquinique, que aconteceu nas sede da Universidade Tuiuti, contou com a participação de centenas de pessoas com deficiência. O piquinique ofereceu recreação, música e a oportunidade de todos brincarem com o parquinho de brinquedos inclusivos, oferecidos pelas Prefeitura Municipal.
“A deficiência não está nas pessoas, mas sim na sociedade que não está preparada para nos receber. Vamos começar pelas nossas atitudes, vamos ser acessíveis, gerar oportunidades e, aos poucos, permitir que todos ocupem seus lugares no lazer, nas escola e no mercado de trabalho” destacou Pier.
Já, o Prêmio Viva Inclusão reuniu ideias inovadoras que promovem a inclusão e acessibilidade em nossa cidade. Segundo a Coordenadora da Assessoria, Denise Morais “foram mais de 60 ideias inscritas, todas muito criativas e com muita relevância para área”.
Um banca composta por professores da Universidade Federal avaliou os projetos e concedeu destaque à dez ideias, porém a Assessoria das Pessoas com Deficiência reforça que todas as ideias receberam certificado e irão ser encaminhadas para os departamentos da prefeitura que possuem relação com suas aplicações, servindo assim de inspiração para o município.
Pier ainda finaliza: “O senso de 2010 aponta 461.595 pessoas com deficiência em Curitiba, o que significa um pouco mais de 26% da nossa população total. Quando falamos do Brasil, a porcentagem é de quase 24 % e, mundialmente, somos 15% da população. Ou seja, mais de 1 bilhão de pessoas com algum tipo de deficiência em todo mundo. Esses dados são para mostrar que não somos minoria, somos pessoas detentoras de direitos e iremos reivindicar nosso espaço social”