Os desafios enfrentados pela pessoa com nanismo
dezembro 9, 2019PRESTAÇÃO DE CONTAS 2019
dezembro 13, 2019Aconteceu na manhã do último sábado (7/12), a Run Viver, evento que reuniu diversas pessoas no parque Barigui para que vivessem a experiência de uma corrida inclusiva.
A ideia da corrida surgiu de uma sugestão ao executivo encaminhada pelo vereador Pier e executada pela equipe da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A corrida deveria ter acontecido em setembro, na comemoração do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, mas devido a questões climáticas foi transferida para o dia 7 do mês de dezembro, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
“Não tem como descrever a emoção dessa corrida. Já fiz várias, mas nunca uma inclusiva.
A energia do parque Barigui era outra, todo mundo muito feliz e sem se preocupar quem iria vencer, até porque, ali todos já eram grandes vencedores”, comentou Pier que participou da prova acompanhado de um competidor com síndrome de Down.
A prova foi composta por percursos de 2 km e 5 km, com duplas formadas por competidores que puderam compartilhar a experiência com pessoas que possuem algum tipo deficiência. Os competidores foram organizados em 3 categorias, sendo essas: 2PcDs, formadas por duas pessoas com deficiência, 1PcD, dupla com ao menos uma pessoa com deficiência e 2CONV, formada por dois corredores que alternavam o uso de uma venda, simulando assim a deficiência visual.
“A ideia é que essa corrida entre para o calendário oficial do município. Temos que incentivar essa cultura de inclusão, todos participando junto! Esse evento foi um ótimo exemplo de como isso é possível”, concluiu Pier.