Projeto Oportunidades Especiais
outubro 23, 2018CURITIBA MAIS INCLUSIVA
novembro 1, 2018O reconhecimento do autismo como deficiência é muito recente, ocorreu apenas em 2012 com a Lei Federal nº 12.764, conhecida como Lei Berenice Piana. Apenas a partir dessa data, as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e suas famílias passaram a usufruir dos direitos que as pessoas com deficiência possuem.
Nos últimos anos Curitiba tem se destacado como pioneira no que se trata dos direitos da pessoa com TEA e grande parte disso se deve a Lei municipal 14.809/2016, do vereador Pier Petruzziello, que instituiu a semana de conscientização do autismo, primeira lei no estado do Paraná a tratar sobre o tema.
“Em 2016, quando a lei foi aprovada, eu participei de um seminário que fala sobre o tema, em 2018, participei de no mínimo 10 seminários, ou seja, nós vemos o tema ganhando espaço na sociedade”, comentar Pier. “Agora teremos um novo marco no tema, com a realização do Congresso Instituto Ico Project de Capacitação. Esse evento trará um novo olhar sobre a inclusão da pessoa com TEA”.
O Congresso Instituto Ico Project de Capacitação irá correr nos dias 1, 2 e 3 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer e trará para Curitiba uma das mais completas capacitações na área do autismo que a cidade já recebeu. O evento oferecerá palestras, exposição de arte, espaço sensório-motor e atividades com realidade virtual. Os funcionários do museu também serão capacitados para melhor receber as pessoas com TEA, ou seja, uma espécie de legado que o evento irá deixar para Curitiba.
Além disso, Pier destaca que o evento irá oferecer 30 vagas para a Secretaria Municipal de Educação: “Minha parceria com o Ico Project não é de hoje. Há um respeito mútuo entre a gente. Eu admiro muito o trabalho da Elyse Matos e ela sabe que sempre poderá contar comigo, no que tratar do TEA. Essas vagas que estamos oferecendo para o Município farão grande diferença no processo de inclusão das crianças com TEA que estão na rede regular de ensino”.
Essas vagas para o evento foram cedidas ao município através da intermediação do Pier e serão distribuídas para os professores de acordo com critérios que a Secretaria de Educação estipular.
Para maiores informações sobre o evento, acesse: https://goo.gl/UL2xHG