3ª Roda de Conversa para cegos
novembro 22, 2018DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
dezembro 3, 2018Inspirado pela onda de inovação que vivemos atualmente, o empresário Eduardo Novaes Ramires criou o “Broder”, uma plataforma que oferece serviços de apoio para pessoas com deficiência.
“Eu conversei com algumas pessoas com deficiência e quis entender quais as principais dificuldades que elas enfrentam no dia a dia. Para as pessoas que fazem uso de cadeira de rodas, por exemplo, uma das atividades mais citadas é fazer compras. É difícil pra eles pegarem os produtos que estão nas prateleiras mais altas e para carregarem as compras no colo ou no encosto da cadeira”, exemplifica Eduardo.
Tendo como base esse tipo de informação, Eduardo desenvolveu um aplicativo que recruta universitário para prestarem serviços em situações pontuais, que serão solicitados e ae
gendados pelas pessoas com deficiência.Os universitários que se candidataram irão passar por uma seleção e treinamento, garantindo que o serviço prestado será de qualidade.
Eduardo faz questão de ressaltar “os broders não serão cuidadores, não é esse objetivo. Por esse motivo mesmo, os serviços que serão oferecidos inicialmente serão apenas externos, como acompanhar a pessoa ao mercado ou levar os pets para o veterinário, Nada que exija um profissional especializado”.
Alguns dos serviços oferecidos serão gratuitos e serão revertidos em horas complementares para os universitários, porém também haverá opção de serviços pagos. “As famílias de pessoas com deficiência também poderão utilizar o serviço. Uma mãe que precisa sair com seu filho adulto, com deficiência física, pode precisar do apoio de um Broder para tirar o filho do carro”.
Ao ser apresentado a proposta, o Vereador Pier destaca a importância do aplicativo para independência das pessoas com deficiência: “veja, é um serviço que promove a independência. As pessoas não irão mais depender do favor de um familiar ou um amigo. Eles poderão agendar suas atividades e terão acesso ao apoio solicitado de forma bem pontual.” Pier ainda ressalta “Promover interação entre pessoas com deficiência e sem deficiência é um grande passo para inclusão. Esse contato estimula a acessibilidade atitudinal no nosso dia a dia. Essa experiência será de grande valor para os universitários que se propuserem a participar”.
A seleção dos broders, em parceria com as universidade, começa essa semana. A oferta de serviços está prevista para iniciar a partir da terceira semana de janeiro.
Mais informações: https://broder.app/