Nota de esclarecimento
maio 20, 2020Residências Terapêuticas de Curitiba receberam 15 mil de emenda parlamentar
maio 20, 2020Dez unidades dos Armazéns da Família estão oferecendo produtos para dietas especiais a portadores de doenças com restrições alimentares, como é o caso de pessoas celíaca (intolerantes ao glúten), com diabetes, intolerância à lactose, para lactentes e crianças de primeira infância. Foto: Gabriel Rosa/SMCS
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou hoje (20), em primeiro turno, o Projeto de Lei, de autoria do vereador Pier Petruzziello, que amplia os benefícios de segurança alimentar aos curitibanos. Devido a pandemia de Convid-19, o PL aprovado garante que mais pessoas tenham acesso à alimentação de qualidade durante este período de instabilidade econômica, por meio do programa Armazém da Família, que comercializa produtos a preços, em média, 30% mais baixos que nos mercados comuns. Atualmente, o programa atende em 34 unidades e beneficia 260 mil famílias com a venda de gêneros alimentícios, produtos de higiene e de limpeza, além de outros itens considerados de primeira necessidade.
Com a nova lei, todos os curitibanos que apresentem, comprovadamente com laudo médico, algum tipo de intolerância alimentar como diabetes, lactose ou doença celíaca poderão adquirir os produtos da dieta especial nos armazéns. Além deles, poderão ingressar no programa os servidores públicos que ganham até 5 salário mínimo.
Segurança alimentar e a pandemia
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) mostram que o brasileiro gasta em média 23% com alimentação, higiene pessoal e limpeza. Há variações de acordo com a Macrorregião, dependendo da região podem chegar a mais de 26% dos rendimentos somente com alimentação, sem considerar higiene pessoal e limpeza. Por esta razão, os Armazéns da Família estabelecem que 20% da renda mensal bruta familiar, estabelecida em 5 salários mínimos no máximo, poderão ser utilizados nos Armazéns da Família.
De acordo com o vereador autor da proposta, neste momento diversas famílias estão sofrendo com a redução de renda gerada pela pandemia. “O nosso objetivo é reduzir o impacto da alimentação adequada no orçamento doméstico, visando melhorar as condições de alimentação, saúde, higiene, qualidade de vida e dignidade humana”, afirma. Outro benefício destacado pelo vereador é promover a agricultura urbana, gerando renda aos pequenos produtores rurais da região.
Sobre o Armazém da Família
Armazém da Família é um programa de Segurança Alimentar e Nutricional, gerenciado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Curitiba, que oferece alimentos básicos e de primeira necessidade, produtos de limpeza e higiene pessoal, a preços em média 30% mais baixos que no mercado.
Atende famílias com renda bruta mensal de até cinco salários mínimos (referência nacional), residentes em Curitiba e em alguns municípios conveniados da Região Metropolitana, além de entidades sociais curitibanas.
Para participar do programa, o interessado deve ser maior de 18 anos. O cadastro é todo feito pela internet, do smartphone (celular) ou de um computador.