Curitiba inaugura LAPI
novembro 9, 20183ª Roda de Conversa para cegos
novembro 22, 2018Foi aprovado hoje, em segundo turno, projeto de Lei do vereador Pier Petruzziello, em parceria com o Vereador Bruno Pessuti, que propõem políticas públicas de incentivo à atividade de microcervejarias na capital paranaense.
“Atualmente Curitiba conta com algumas das cervejarias mais premiadas do Brasil, tendo rótulos conhecidos internacionalmente. Isso promove o turismo e alavanca Curitiba ao status de Capital da Cerveja Artesanal”, defende Pier.
A cidade conta com mais de 500 pontos de venda de cervejas artesanais e estima-se que, apenas de forma direta, já gera cerca de 1000 vagas de emprego. Pier segue explicando:
“Essa lei foi feita para garantir que a cidade invista na indústria cervejeira artesanal. Em 1 ano, aqui em Curitiba e na região metropolitana, o número de cervejarias saltou de 33 para 50”.
Em 2017 o município fez seu primeiro grande movimento de incentivo ao ramo, quando o prefeito Rafael Greca lançou o programa CURITIBERA, ação de promoção de eventos descentralizados que tem como objetivo tornar as marcas de cervejas locais mais conhecidas.
“A ideia desse projeto de lei, é garantir que o Curitibera siga adiante. Permitindo condições para que a prefeitura apoie cada vez mais a realização de eventos relacionados a indústria cervejeira, fomentando a cultura da cerveja artesanal como um produto turístico”, conclui Pier.
O projeto prevê a regulamentação da produção de cerveja em pequena escala e a possibilidade de venda direto para o consumidor em lugares onde a cerveja e chopp são produzidos, ou ainda, em outros lugares autorizados. Alguns dos critérios para caracterizar as microcervejarias é que a produção mensal não ultrapasse os 200 mil litros e que o controle do produtos não seja exercido por grandes grupos do ramo.