Legislação acata comissão para cobrar obrigações do Atlético
abril 9, 2015Legislação arquiva mudança no Fundo Especial da Câmara
abril 16, 2015A Câmara Municipal aprovou em segunda votação unânime a concessão do título de vulto emérito de Curitiba ao ex-jogador de futebol Alexsandro de Souza, o Alex. Instituída em 1963, a honraria é entregue a pessoas nascidas na cidade que tenham contribuído para seu crescimento e desenvolvimento. O projeto de lei foi proposto por Pier Petruzziello (PTB).
O vereador justificou que o ex-atleta foi um embaixador honorário de Curitiba nos locais em que jogou, inclusive na Turquia, onde é ídolo. “Ele teve uma carreira brilhante e histórica. Passou por clubes de grande expressão e divulgou nossa cidade. Turcos têm feito turismo aqui”, disse Petruzziello. “O Alex nunca escondeu sua raiz. Sempre carregou o nome de nossa cidade, na qual começou a carreira esportiva e a encerrou [no Coritiba, em dezembro de 2014]”, completou.
Alex jogou nas categorias de base do Coritiba, equipe na qual se profissionalizou, em 1995, e permaneceu até 1997. Passou pelo Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro e, em 2004, transferiu-se para o Fenerbahçe, da Turquia. “No dia 15 de setembro de 2012, foi inaugurada uma estátua em homenagem ao camisa 10 em frente ao estádio da equipe turca, com o tamanho real do jogador. Ela levou dois anos para ser concluída”, relatou Petruzziello. Ele retonou ao Brasil cerca de um mês depois da homenagem, com festa da torcida coxa-branca.