fbpx

O esporte como agente transformador

Quem me conhece sabe que o esporte faz parte da minha vida. Eu acredito na função social da atividade que vai muito além do lazer. Para mim, é uma das causas transformadoras da realidade e do dia a dia do curitibano.

A minha proposta é tornar o tema ainda mais relevante nos próximos quatro anos. Vou trabalhar para que o orçamento saia de 0,47 % atualmente – aumentar 1,2 % orçamento para esporte lazer e juventude. Quero fortalecer as redes de saúde mental com ações de esporte. Capitanear recursos estaduais e federais para centro paradesportivo. Ampliar os parques e brinquedos inclusivos, em mais pontos da cidade, gerar oportunidade de paradesporto para crianças e destinar emendas para projetos dessa forma (escolinhas paradesportivas) – em escolas e equipamentos públicos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Juventude.

Já tivemos bons avanços na área. Por meio de uma Projeto de Lei, institui no calendário oficial de Curitiba a Corrida Inclusiva, que ocorre sempre no primeiro domingo subsequente ao dia 21 de setembro, data em que é celebrado o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência. Ainda nesta área, sugeri à Prefeitura a aquisição de 11 kits de brinquedos adaptados para as regionais de Curitiba. Os kits possuem brinquedos como balanço, gangorra e tirolesa acessíveis às crianças com deficiência física, permitindo o processo de inclusão através do lazer e diversão. Curitiba é a primeira capital a oferecer brinquedos acessíveis em todos os eventos recreativos promovidos pelo Município. Entre as outras ações, estão:

– Reforço da segurança na Praça do Gaúcho por meio da solicitação para ampliação de viaturas da Guarda Municipal ;

– Ampliação da lei de incentivo ao paradesporto. Atualmente 30 paraatletas e 6 entidades são contempladas com o incentivo, totalizando o atendimento de mais de 300 paraatletas que praticam as mais diversas modalidades em clubes e escolas da cidade

– Parceria na realização do Festival Conviver, com a realização da copa Down e a Copa Autismo.

– Ampliação da copa Curitiba paradesportiva dobrando número de participantes

– Parceria com a UNilehu para realização do Ralli inclusivo.

– Implantação de brinquedos adaptados para inclusão nas atividades de lazer que acontecem semanalmente nas praças da cidade.

– Ampliação e participação de crianças que fazem uso de cadeira de rodas em atividades esportivas através dos adaptadores de cadeira de rodas adquiridos a partir da destinação e emenda parlamentar.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques
Instagram